Os imóveis representam uma considerável parcela de bens existentes no mundo, e geralmente possuem grande valor associado aos mesmos, sendo necessário um suporte técnico para sua correta avaliação.
Diversos fatores podem interferir na avaliação de um imóvel e, portanto, as suas propriedades devem ser descritas corretas e detalhadamente, não importando a opinião ou o sentimento individual dos interessados ou do avaliador. As características do bem avaliando são o norte da pesquisa e análise de mercado a ser realizada para a estimativa de seu valor.
Segundo o Engenheiro e Professor Sergio Abunahman, “avaliar é estimar o valor de mercado de um ou mais interesses identificados em uma parcela específica de um imóvel, em um determinado momento. Sua finalidade é, pois, providenciar uma estimativa de valor a ser usado em decisões sobre esse imóvel”.
Estas decisões podem ser provenientes de diversas situações, como:
- Compra e Venda
- Locação
- Permuta
- Financiamento e crédito
- Desapropriação
- Impostos
- Seguros
- Fusões
- Inventários
- Partilhas, dentre outros.
Existem diversas metodologias para se chegar ao valor, sendo que alguns princípios deverão ser seguidos na maioria daquelas. São eles:
- Pesquisar referências comparáveis
- Atualizar os preços dos valores de acordo com a data de referência
- Comparar a amostra da pesquisa com o bem avaliado
- Analisar os dados para encontra o valor estimado
Seguindo os preceitos indicados acima, temos os seguintes passos para avaliação de valor do mercado:
- Conhecer as suas características, como área, localização, padrão construtivo, estado de conservação, entre outros.
- Realizar uma pesquisa por amostragem, buscando referências comparáveis, a fim de constituir a nossa amostra, que seria o conjunto de dados de mercado representativos, através de dados de mercado (metodologia mais usual).
- Realizar o tratamento de dados, que consiste em aplicar operações que expressem, em termos relativos, as diferenças de atributos entre os dados de mercado e o bem avaliando.
- Elaborar o laudo de avaliação, relatório técnico confeccionado por engenheiro de avaliações em conformidade com a NBR 14653.
Existem diversas metodologias para realizar a amostragem e o tratamento de dados, de acordo com as características do imóvel, da região ou que seja mais pertinente ou solicitada pelas partes. Independente de metodologia adotada, este conjunto de procedimentos tem por objetivo obter a melhor estimativa possível do valor do mercado do bem, servindo de base para que a questão que motivou à avaliação possa ser definida de forma mais justa possível.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de mais informações?
Entre em contato através da aba Entre em Contato que já responderemos.